Membros

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

30
de

Twitter censura tweets em alguns países e gera revolta entre os internautas

0

Hacker Twitter (Foto: Reprodução)Acessando o Twitter (Foto: Reprodução)
Uma nova tecnologia desenvolvida pelo Twitter promete esquentar as discussões sobre a liberdade de expressão na internet. O microblog vai passar a bloquear tweets de acordo com a legislação de cada país, o que permitirá a expansão pelo mundo. A meta é passar de 100 milhões para um bilhão de usuários regulares.
No post  “Tweets still must flow”, a empresa explica que a medida foi tomada porque muitas nações têm ideias sobre a liberdade de expressão diferentes das adotadas no país sede da companhia, os Estados Unidos.
Nele é colocado de forma clara os lugares onde existe uma diferença político-cultural muito grande, como na China, em que o Twitter é proibido. A tecnologia será aplicada, por exemplo, a países como França e da Alemanha, cujo os conteúdos pró-nazistas são proibidos por lei.
Com a nova ferramenta, mensagens que estejam nessa situação seriam bloqueadas, mas liberadas para o resto do mundo. Quando o usuário publicar um conteúdo proibido, ele será substituído pela seguinte mensagem que explicará a razão do bloqueio: “Tweet retido. Este tweet de @usuario foi retido em: país. Saiba mais”, que aparecerá em tom acinzentado.
Ao publicar conteúdo proibido, aparecerá a mensagem: “Tweet retido. Este tweet de @usuario foi retido em: país. Saiba mais” (Foto: Divulgação)Ao publicar conteúdo proibido, o usuário receberá a mensagem: “Tweet retido. Este tweet de @usuario foi retido em: país. Saiba mais” (Foto: Divulgação)
A restrição também poderá ser feita na conta do usuário, que receberá mensagem semelhante, conforme o modelo abaixo.
O usuário também pode ser notificado por meio da sua conta (Foto: Divulgação)O usuário também pode ser notificado por meio da sua conta (Foto: Divulgação)
Na postagem é demonstrado o compromisso com a transparência no processo de restrição de conteúdo, mas não esclarece quais serão os critérios adotados para negar uma publicação. E isso é mais um agravante, no que diz respeito a uma eventual censura prévia, já que o microblog se consolidou como uma poderosa ferramenta de mobilização social. Vale lembrar que muitas das manifestações que culminaram na Primavera Árabe, movimento que derrubou várias ditaduras no Oriente Médio, surgiram no Twitter.
Com essa mudança de paradigma, o fator que torna o Twitter popular, que é justamente a liberdade de expressão, pode estar ameaçado. É claro que conteúdos com pornografia infantil ou propaganda nazista devem ser banidas e, de fato, já o são. A questão é como o Twitter irá se comportar quando o país, que ele queira expandir os seus negócios, pedir para excluir determinado tipo de conteúdo. Essa é, aliás, a grande contradição enfrentada por todas as grandes empresas de Internet, como Google e Facebook, que estão no meio de uma disputa entre as legislações dos países e os anseios de liberdade de seus consumidores. Resta saber qual dos lados irá vencer.

No Response to "Twitter censura tweets em alguns países e gera revolta entre os internautas"

Postar um comentário